O que é o SAMBA

       O samba nasce da escravidão. Sem escravidão não haveria os milhares de africanos trabalhando sofrendo e dançando nas senzalas do Brasil. O samba nasce dos batuques das senzalas, estes estavam ligados ao ritmo da fé. Muito antes de sua invenção, existia na forma de rodas de escravos na Bahia. O samba tem uma origem semelhante ao soul americano. A palavra samba tem várias interpretações: pode significar brincar, ou umbigo. Mas o que interessa é seu ritmo, que é dado pelo surdo e pelo pandeiro, acompanhado por instrumentos de corda cavaquinho e violão. Os mais baratos de todos. Pelo telofone, deu início ao novo ritmo em gravação. Foi obra coletiva do grupo que tocava na casa de tia Ciata, mas os créditos ficaram para Donga e Almeida. A elite rejeitou de inicio o samba como perseguira o batuque e os capoeiristas, mas o novo ritmo gravado e publicado nas partituras mudou o gosto nacional. Foram os gramofones e a impressão das partituras que expandiram o ritmo pelo Brasil.

Referências bibliográficas

BARBOSA, Orestes. Samba: sua história, seus poetas, seus músicos e seus cantores. 2ª ed., Rio de Janeiro, Funarte, 1978.
CONTIER, Arnaldo. "Música no Brasil: história e interdisciplinaridade. Algumas interpretações (1926-1980)". História em Debate. Atas do XVI Simpósio Nacional de História, ANPUH, Rio de Janeiro, 1991, ANPUH/CNPQ, pp.151-189.
LOPES, Nei. Sambeabá: o samba que não se aprende na escola. Rio de Janeiro: Casa da Palavra/Folha Seca, 2003.

NAPOLITANO, Marcos  and  WASSERMAN, Maria Clara. Desde que o samba é samba: a questão das origens no debate historiográfico sobre a música popular brasileira. Rev. bras. Hist. [online]. 2000

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog